segunda-feira, 13 de julho de 2009

Casamento e individualidade


A grande maioria das pessoas acha que no mundo contemporâneo casamento não é algo importante. Contudo entre os mais tradicionais o casamento ainda é essencial e deve-se ao conjugue fidelidade até que a morte os separe. Mas o que realmente seria essa fidelidade? E por que os casamentos não estão dando tão certo quanto antes?
As taxas de divórcios não param de subir, e as desculpas mais usuais dos que se divorciam são que “não deu certo” ou que “somos diferentes demais”. Mas na maioria das vezes o que acontece é uma incompatibilidade de idéias: um casal deve ter a mesma linha de objetivos para que sua união sejas bem sucedida, afinal duas pessoas unidas não seguem por caminhos totalmente opostos.
O difícil para a maioria dos casais é conseguir essa sintonia entre os objetivos, é fato que não é uma tarefa fácil, mas pode ser conquistada através do dialogo.
Quando não há dialogo e nem essa compatibilidade de raciocínio, na tentativa de fazer com que tal união sobreviva, um se anula em favor do outro, sem admitir ou perceber que o faz.
Contudo, após um período de anulação unilateral em favor da união, a pessoa se sente infeliz ou incompleta, o que o leva a pensar, não em sua auto-anulação, mas em uma suposta incapacidade de ser feliz e/ou fazer o outro feliz.
O resultado de tudo isso é um possível divorcio ou o sofrimento prolongado de ambas as partes. Esse sofrimento é muitas vezes usado como desculpa para infidelidade.
Mas, na realidade, o significado de infidelidade, no conjunto ‘casamento’ pode variar bastante. As pessoas são infiéis a si mesmas quando se sujeitam a uma união sofredora e/ou a uma anulação pessoal.
Da mesma forma traem seu parceiro ao não dividir com ele seus pontos de vista ou ao impor á ele tais pontos de vista, anulando a opinião contraria que esse possa possuir a respeito do assunto em questão.
Para que um casamento dê certo é necessário que haja uma união completa, respeitando a individualidade de cada uma das partes desse todo chamado casal, e conciliando os objetivos, isso tudo só pode ser alcançado através do dialogo, para que não haja anulação ou infidelidade de um para com o outro ou de ambos para com sigo mesmos.
Apenas através do dialogo pode-se unir duas vidas individuais em uma vida, ao mesmo tempo, única e individual; sem que isso acarrete em perdas para as partes envolvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário