quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

E a COP 15 chega ao fim...

Nesse exato momento gostaria de estar escrevendo sobre o sucesso avassalador da conferência do clima de Copenhague, mas como dizem nem sempre querer é poder... então, ao inves disso, estou aqui para escrever sobre o fracasso dos governos mundiais em salar nosso planeta e, em segundo, plano a todos nós.
A COP 15 se resumiu, infelizmente, em uma disputa política e, prinicpalmente, econômica sem noção. Os países ricos insistem que os emergentes também paguem a divida das mudanças climáticas, alguns dos emergentes, como o Brasil, concordam em ajudar com o fundo para os países pobres se desenvolverem de maneira verde. Mas a disputa não parou por ai, os países ricos continuaram a discutir entre si e com os demais quem pagaria a maior parte dessa divida, e países como a China e os EUA decidiram que era mais importante disputar o cenário capitalista e se prejudicarem entre si do que conquistarem um acordo justo pelo clima para todos.


Assista ao resumo da Cop 15 Aqui!!!
De forma que a COP 15, que deveria dar origem a um acordo melhor e substitutivo ao Protocolo de Kyoto, gerou apenas uma carta de intenções...
O desempenho do Brasil na COP 15
Não vou perder tempo explicando como foi o desempenho do Brasil na COP 15 quando Miriam Leitão já o fez tão bem: http://www.portaldomeioambiente.org.br/contribuicoes-de-nao-colunistas/2833-o-velho-e-o-novo.html , vale realmente a pena ler o artigo.
Vou transcrever apenas um resumo retirado do próprio artigo em questão que é minha oparte predileta: "A reunião de Copenhague ficará na História como um momento de insensatez das lideranças do mundo. Em que se desperdiçou uma oportunidade de ousar e construir o futuro. Em que se escolheu uma resposta medíocre diante de um vasto desafio. Para o Brasil, ficou este outro sinal assustador: de que o governo quer usar qualquer momento, mesmo o mais inadequado, para montar palanques para a sua candidata."
Bom, em minha opinião, a COP 15 foi mais do que desastrosa, a esperabnça do mundo nesse momento se concentra na COP 16 do ano que vem, e mais uma vez, nós, ativistas e defensores do meio ambiente, vamos precionar aqueles que se dizem "lideres, governadores ou chefes de Estado" e a sociedade de forma geral.
Maiores informações sobre os acontecimentos ambientais podem ser acompanhadas no site http://www.tictactictac.org.br/




Fico por aqui, com a esperança de que um dia o mundo acorde e resolva os problemas realmente importantes antes de pensar no dinheiro desse maldito sistema capitalista e individualista que só tem trazido prejuizos para a humanidade, que devido ao referisdo sistema, nem é mais tão humana assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário