segunda-feira, 20 de abril de 2009

Abate humanitario???

Atualmente ouve-se muito falar em ABATE HUMANITÁRIO, onde o animal que será abatido recebe, digamos um tratamento que lhe proporciona “bem estar” ou uma morte mais confortável.
Eu sou da mesma opinião dos membros da PETA (http://www.peta.org/): de humanitário esse abate só tem o nome!
O abate humanitário tem apenas interesses comerciais e fins lucrativos. Sem mencionar que ele “prejudica o trabalho de sensibilização das pessoas é uma anestesia de consciência”*
Os animais não têm interesse em morrer seja com conforto ou não! Já que estamos falando de atitudes humanitárias convenhamos que é bem mais humanitário deixá-los vivos!!!
Gostaria de deixar bem claro que não estou aqui para converter ninguém ao vegetarianismo. Gostaria apenas de propor uma reflexão: pra que matar um ser vivo se você pode viver tão bem quanto, ou ainda melhor, poupando-o?


*Palavras de Nina Rosa, fundadora do instituto que carrega seu nome, em entrevista sobre o abate humanitário.

2 comentários:

  1. Bom dia... Sou vegetariana, protecionista, bem-estarista e medica veterinaria. Penso que essa abriga "abolucionistas x bem-estaristas" torna pobre a dialética, enfraquece o movimento em prol da vida dos animais e nos deixa descrentes frente à população e à comunidade científica. A população sempre acredita no que é "comprovado cientificamente". A legislação tbm. Particularmente, e lá no meu íntimo, sou abolucionista. Mas, sendo medica veterinaria, tive acesso a dados financeios que mostram que o abate não vai parar de um dia para o outro. Sabemos disto. São muitos interesses, tanto de empresas privadas quanto publicas, além do descaso da maioria (sim, existem pessoas que sabem como é o abate e comem carne - senão, todos os médicos veterinários seria vegetarianos). Acho maravilhosa a luta para momstrar para a população que o abate é criminoso, nojento, e no minimo, triste. Isso sem contar nas questões ambientais (gastos de água num abatedouro cehgam a 700 litros por animal abatido; o maior produtor de gases de efeito estufa no Brasil são os bovinos, os rios do estado de SC são poluidos pelos dejetos provocados pela produçaõ intensiva de suinos); economicas (sim, se alimentar sem carne é mais barato, ao contrario do que muitos dizem); sanitárias (as zoonoses são riscos, e que come carne esta expostas a elas); e milhares de outras que dariam 1 livro.

    Mas o que me pergunto.. Enquanto lutamos para parar com a chacina, para conscienteizar as pessoas, vamos deixar os animais que vão continuar morrendo por muito tempo sofrendo mais, pq abate humanitário é enganação? Ou vamos agradecer que há pessoas (poucas, mas existem, e me encaixo entre elas) que passam o dia vendo o que não gostam, que seguram o choro para não perder a credibilidade junto ao "dono do frigorifico", e tentam dar uma morte mais digna (se é que isso é possivel), mas no minimo menos dolorosa (como mostram estudos), e ainda tem que achar desculpas economicas (pq a dignidade dos animais está fora de cogitação como tentativa de persuassão).

    Penso que convem pensar.. Analisar.. E ser critico. Fugir do problema, apontar é facil. Dificil é fazer acontecer. E quem aposta no abate humanitario, esta pensando no agora, imediatamente, QUme pensa na libertação, planeja o amanha (sem esquecer que sem, abate, não haverá mais como ter animais de estimação, carnívoros por natureza) Podemos não comer carne, mas acabamos, por falta de opção, nos utilizando de seus subprodutos: ração de caes e gatos, gelatina, sabonete, sabão, shampoo.

    A grande questão é: será que não estamos deviando nosso foco do que interessa: a vida animal; e nos prendendo a questões que se apegam a brigas classistas sem nexo?

    Dito isso, agradeço a paciencia de ler.

    Daniela Alves Dantas

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniela,
    Entendo seu ponto de vista, e quero agradecer sua contribuição ao manifestar-se. Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder seu comentário, ando meio sem tempo por causa da faculdade. Mas voltando ao assunto aqui discutido,sei que realmente existem diversas pessoas trabalhando para tornar a vida dos animais a cada dia mais dignas e o mais rápido possível.
    Contudo do meu ponto de vista, o abate humanitário acaba mascarando a crueldade a qual esses animais são sujeitos, e insensibilizando as pessoas. Acredito que o abate humanitário deve ser visto, no máximo, como um degrau rumo à libertação dos animais, e não como um passo definitivo e suficiente para a solução dos problemas éticos e morais que envolvem o consumo da carne e o abate.
    Contudo, a mídia em geral tem proposto o abate humanitário como a solução para o sofrimento dos animais, a questão maior aqui é que os animais não querem morrer nem com dor e nem sem ela...eles simplesmente querem continuar vivos!!! Algumas pessoas, dotadas de senso critico, como você, entendem que esse processo deve ser visto apenas como uma etapa, mas as massas populacionais, que vêem esse abate do ponto de vista veiculado na mídia (interesses apenas econômicos) acabam pensando: “como carne porque esse animal morreu sem sofre”.
    Por isso, acredito que o abate humanitário proporciona benefícios apenas a curto, para não dizer curtíssimo, prazo. Pois ele dificulta o trabalho de sensibilização de ativistas sérios, que lutam com afinco pela libertação dos animais. Digo isso por experiência própria, várias pessoas do meu circulo intimo usam o abate como desculpa para continuar a comer carne.
    Por esses motivos, não acredito que essa “briga” entre os defensores e os acusadores do abate humanitário seja sem nexo; acredito que devemos, de fato, analisar e debater tal situação. A meu ver, o abate humanitário contribui com o hoje mas compromete e atrapalha a construção sólida de um amanhã de liberdade para os animais, pois insensibiliza as massas, fazendo com que os abates demorem ainda mais tempo para serem extintos. Penso que se os animais pudessem escolher entre morrer “confortáveis” e continuarem vivos, escolheriam continuar vivos...e o abate humanitário, sem dúvida nenhuma, prejudica essa escolha favorável a eles. Nós, abolicionistas, sabemos que o abate não acabará da noite para o dia, mas o abate humanitário retarda ainda mais esse processo.
    Sobre o outro ponto que você abordou, quanto a usarmos subprodutos derivados de animais, como produtos de higiene, gelatinas e outros, felizmente muitos veganos, como eu, temos conseguido nos esquivar desse tipo de coisa (a única exceção, por enquanto, porque já existem pesquisas na área, é a ração felina), mas os demais produtos já podem ser encontrados facilmente, caso você tenha alguma dificuldade em acha-los sugiro que visite o site Sac Vegano, lá você encontra uma lista com todos os tipos de produtos de diversas empresas, em opções veganas.
    Agradeço sua contribuição, sinta-se a vontade para responder e comentar

    ResponderExcluir