segunda-feira, 20 de abril de 2009

O impacto do seu bife no meio ambiente!!!


 Segundo dados oficiais da FAO (Organização das Nações Unidas pra a Agricultura e a Alimentação) a criação de animais para o consumo humano é realmente uma das maiores causas de problemas ambientais, inclusive o aquecimento global, a degradação da terra, a poluição das águas e do ar, a perca da biodiversidade, sem mencionar o desmatamento e queimadas para pastagem.
A criação de animais para o consumo traz mais prejuízos do que lucros, a médio e longo prazo. De nada adianta o Brasil ser hoje o 1° no ranking de exportação de carne bovina e o 4° no de carne suína, se num futuro (mais próximo do que muitos imaginam) não restará absolutamente nada da nossa biodiversidade, que terá sido massacrada pelos interesse capitalistas de nossos governantes.

O problema pode ser dividido em duas partes:
A primeira, já mencionada, é a ganância e o descaso dos governantes para com o meio ambiente e os animais;
A segunda é a falta de instrução e de informação que a maioria das pessoas possuem sobre o mal que a criação de animais para o consumo traz para o meio ambiente, para os animais e para a própria saúde daqueles que a consomem.
Se todos seguissem uma dieta vegetariana, que aproveito para deixar bem claro: não é apenas “viver de mato”, poderíamos poupar o meio ambiente, os animais e ainda diminuir a fome do mundo.

Achou que fiquei louca? Pois ai vão os dados, publicados pela revista Época:
Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos, aproximadamente, 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc.);

Para prodizir 1 kg de soja são gastos menso de 1300 litros de água, a economia de água é superior a 90% em relação a carne, sem que o bife traga necessariamente um valor acrescentado relativamente ao cereal.

A produção de grãos de uma fazenda de 100 hectares pode alimentar 1100 pessoas comendo soja ou 2500 com milho. Se a produçaõ dessa área for utilizada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a 8 pessoas!

Pelo meio ambiente, pelos animais, por sua saúde ou pelos seus semelhantes: seja VEGETARIANO!!!
(veja mais motivos para ser vegetariano em : http://www.sejavegetariano.org/)

Abate humanitario???

Atualmente ouve-se muito falar em ABATE HUMANITÁRIO, onde o animal que será abatido recebe, digamos um tratamento que lhe proporciona “bem estar” ou uma morte mais confortável.
Eu sou da mesma opinião dos membros da PETA (http://www.peta.org/): de humanitário esse abate só tem o nome!
O abate humanitário tem apenas interesses comerciais e fins lucrativos. Sem mencionar que ele “prejudica o trabalho de sensibilização das pessoas é uma anestesia de consciência”*
Os animais não têm interesse em morrer seja com conforto ou não! Já que estamos falando de atitudes humanitárias convenhamos que é bem mais humanitário deixá-los vivos!!!
Gostaria de deixar bem claro que não estou aqui para converter ninguém ao vegetarianismo. Gostaria apenas de propor uma reflexão: pra que matar um ser vivo se você pode viver tão bem quanto, ou ainda melhor, poupando-o?


*Palavras de Nina Rosa, fundadora do instituto que carrega seu nome, em entrevista sobre o abate humanitário.

domingo, 19 de abril de 2009

apresentando...


Bom, esse é meu 1° blog
Resolvi faze-lo porque estou cansada de não ter como expressar minhas ideias e minha concepção de mundo!
Sei que em algum lugar deve haver pessoas que concordarão comigo ou que pensam como eu...
O mundo está uma bagunça e tem muita coisa que pode ser feita pra melhora-lo. Trocar ideias é uma delas... por isso decidi escrever o que eu penso sobre diversos assuntos, a maioria bem polêmicos.
Todos os comentarios serão bem vindos, sejam eles positivos ou negativos. Não vou me importar se me xingarem ou acharem que sou louca, porque terei feito o que pretendo fazer aqui, ou seja divulgar minhas ideias e meu mundo!